Atelier de Criação

imaginário de moda:
Normalmente a ideia que se faz da Moda por parte do criador é o de uma realização de poder criar a partir de ideias loucas e revolucionárias para os mais empolgados, ou da simples conquista de poder ver suas criações nos corpos dos outros, ganhando as ruas e influenciando gerações e TUDO ISSO ESTÁ CORRETO! A função ideal é a de trabalhar a geração de sonhos para além de apenas desenvolver uma vestimenta.
Num espaço moldado para suporte da sua criatividade, você pode ousar e experimentar mais, dando o brilho adequado ao seu trabalho e diversificando os caminhos para o seu desenvolvimento como criador.
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
|---|---|---|---|
![]() | ![]() |

Clique nos croquis para vê-los individualmente!







Como um lugar para desenvolver a criatividade, o atelier de criação geralmente funciona melhor como uma extensão do "quarto de adolescente" (ou deveria!), com paredes carregadas de informações: lembretes em texto, recortes de revistas, anotações em guardanapos, desenhos rabiscados, croquis e tudo o mais que possa nos trazer memórias e sensações. Porque tudo isso serve de apoio complementar no processo criativo.

ambiente-se
Foto panorâmica do bairro do Jaraguá (São Paulo - SP), local do atelier nos registros acima. O Pico do Jaraguá é um ícone da cidade, representando a vida que move São Paulo e sua inspiração que associa as periferias à CULTURA DE RUA, na moda chamada de "Street Wear".
Geralmente, o sucesso ou não de cada produto ou marca, em avaliação, leva em conta a localização e o seu ambiente social, potencial financeiro e abertura artística, assim como sua proveniente inspiração como força motora.
Uma marca ou artista também responde pela integração do seu meio de modo indireto, mas busca os melhores meios para se atingir e superar as etapas nessa evolução que pode ocorrer comum ou individualmente ao artista e isso é um peso positivo da proposta desse tipo de empreendimento laboral na cultura dos bairros. Ou seja, os processos e produtos criativos são comumente úteis, complementando-nos como seres humanos, tanto ao artista, como também ao seu cliente ou seu apreciador.
Foi no espaço de atelier na periferia que os projetos "Willy" e "Mustache" ganharam vida, onde os figurinos para teatro ganharam suas estéticas a partir da compreensão dos seus personagens, mesmo os mais complexos (porque o ambiente da criação interfere na percepção de algum modo) e também onde as ilustrações que fiz, tanto para uma revista conceitual alternativa quanto para o jornal de linguagem comercial de moda (ambos publicações de destaque no mercado, dentro do segmento do Estilo) foram desenvolvidas. Também foi nesse espaço onde todos os outros estudos de diversos tipos que fiz para projetos criativos próprios e de trabalho, assim como a dinâmica técnica dessas realizações (produção e confecção desses estudos, das minhas ideias mirabolantes não tão comerciais de design por assim dizer) e tudo isso é muito importante na integração do artista com a sua sociedade e acima de tudo para formar cidadãos mais tolerantes às personalidades que naturalmente fogem aos padrões. Num espaço moldado para suporte da sua criatividade, você pode ousar e experimentar mais, dando o brilho adequado ao seu trabalho e diversificando os caminhos para o seu desenvolvimento criador.
Leia mais sobre A Inspração no Contexto de "PERIFERIA" e sua influência em outros projetos.














