profissional
Assistente de Estilo
Trabalhar numa marca envolvida muito mais com o caráter artístico do que com o seu potencial comercial, ajudou-me a compreender um pouco do contexto que permeava a mente criativa e complexa da formação de um estilista autoral e seu papel ético no ambiente social, ultrapassando os limites da mera técnica de um atelier de produção.
Marca:
Theodora por Rita Wainer
(atualmente extinta).
Atelier de Moda
Função:
Assistente de Estilo
Tipo:
Operacional / Criativo
Local:
São Paulo, SP, Brasil
Ano:
2006








A função: cortar tecidos, acompanhar a produção das peças pilotos, arrematar costuras, estampar e lavar telas de silk-screen (serigrafia), bordar e servir cafezinho. Verificar agenda, fazer as costureiras sorrirem, enfim... são atividades recorrentes de um assistente em um atelier de pequeno porte.
Faz parte virar a noite cortando novas peças e dar andamento na lista de afazeres por trás de um desfile lindo, de um evento comercial como uma venda especial como um bazar ou seja lá o que for que o estilista e a marca estejam envolvidos.
desfile

Theodora por Rita Wainer
Fashion Rio - Verão 2007
A marca cria uma ambientação lúdica sobre o próprio trabalho ao levar para o desfile todas as telas de serigrafia usadas ao longo dos anos em seu atelier, inserindo-as em sua cenografia. Sendo a Theodora conhecida pelo seu público até então como uma marca de camisetas estampadas, o valor afetivo conduz a imaginação do público e agrega também sentido de coragem à apresentação que teve também ao final, uma entrada de toda a equipe de trabalho da marca naquele período junto à estilista em sua estreia no evento, embora já tivesse experiência com desfiles, desde seu surgimento como artista "camiseteira". Essas coisas a gente também aprende nos estudos formais, mas nunca com o mesmo sentido de quando há valor afetivo e envolvimento na prática, na dinâmica dos fazeres em pequenos ateliers que abrangem mais que trabalho e permitem sentido de pertencimento.




Rita Wainer em retrato ilustrado ao lado (por mim mesmo em outro trabalho), estilista e proprietária da marca "Theodora" que apresentou seu desfile no evento "Fashion Rio" em 2007 (fotos em toda a página) com inspiração na cultura da Bahia. O evento no qual fui responsável pela produção enquanto assistente de estilo marcou minha carreira de iniciante.



Nota:
Cerca de 1 ano antes dessa experiência, tive uma breve passagem (de um mês) pelo ateliê da estilista Karlla Girotto, que também tem um trabalho mais autoral de cunho artístico onde pude ser introduzido às dinâmicas de um atelier profissional também sob a função de assistente prestando apoio operacional à equipe da marca numa passagem de mudança de espaço e adaptação. Com uma equipe pequena tive a oportunidade de experimentar algumas atividades e presenciar a movimentação nas dinâmicas que ainda não havia presenciado como estudante. Uma breve apresentação a este universo novo e a algumas etapas da produção de vestuário de caráter mais artístico.





























