top of page
Trabalhos
Desfile verão 2007, marca Theodora por Rita Wainer.

Atelier de Criação

Dos processos no atelier ao auge de um desfile - 2007

Cliente:

Theodora por Rita Wainer

Local:

São Paulo, SP, Brasil

Certamente o atelier de moda é o local mais atraente para os aficionados por design. Um estudante da área pode sonhar por uma oportunidade de acompanhar os processos de criação e desenvolvimento da produção de uma peça de roupa no contexto criativo.

Vê-se com bons olhos a oportunidade de estar perto da figura do estilista, poder participar de algum modo do seu processo, entender suas decisões estéticas e trabalhar para que os resultados sejam vistos nos desfiles, no circuito comercial e posteriormente no corpo de alguém interessante ou em alguns casos, tomando as ruas e fazendo sucesso com o grande público.


Algumas marcas sabem trabalhar bem esse conceito, especialmente as pequenas marcas, com a figura do estilista tão bem colocada como símbolo de fidelidade artística e estilística de modo objetivo para o seu público que costumeiramente é fiel e apreciador do trabalho autoral, com seu fluxo de novos adeptos sempre ativo ao apropriar-se das "portas de entrada" no mercado ao servirem de referência para novos estudantes. Um excelente exemplo para os sonhadores como modelo de sociedade aplicada neste nicho de mercado.

As exigências para o ingresso neste mundo paralelo variam bastante, vindas tanto do mercado convencional como das nossas vidas cotidianas desabituadas e desvinculadas das dinâmicas de produção que podem convergir nossos sonhos em realidade (ou de realidade para o "mundo dos sonhos") de modo viável e psicologicamente saudável. Requerem além de talento por parte do interessado, também um certo espírito vanguardista irrigado por jovialidade, desprendimento e muita imaginação. Entender um pouco das necessidades de um atelier para o seu funcionamento pleno de produção por fim é o que é mais fundamental do que se adquire na experiência de uma passagem de trabalho como essas, especialmente nas pequenas marcas, quando o acesso à uma participação mais ampla no funcionamento de todo o espaço. Além do que o que faríamos com os mais empenhados dos sonhadores sem suporte ou qualificação necessária para uma oportunidade dentro de uma área ainda tão restrita e elitizada, não fossem as pequenas marcas?


Links dos Trabalhos:

© 2016-2022 Como-W por Willian.

Absolutamente Autoral

São Paulo,

SP / Brasil

  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Preto Ícone Tumblr
bottom of page