Trabalhos

Figurinos
Teatro infanto-juvenil com estética autoral - 2007 e 2008
Cliente:
Vários
Local:
São Paulo, SP, Brasil
Desenhar um figurino é como materializar a imagem lúdica que a nossa mente cria ao lermos um livro, por exemplo. É criar o que imaginamos visualmente ser a história contada, a versão em imagem da interpretação do texto.
Isso é muito prazeroso!
Desenvolver as roupas que as pessoas viriam a usar por aí, traçando e fortalecendo movimentos culturais e a ideologia de moldar uma imagem que definisse um momento representativo na História para ser lembrado por gerações adiante são ideias que, no mínimo, eram muito estimulantes no período em que tive meus primeiros convites para esse trabalho de criar figurinos para o teatro. O desejo de deixar a marca do seu trabalho na sociedade é a definição do pensamento idealizado da fase iniciante de torna-se um Designer de Moda.
Comigo, embora eu tivesse concluído apenas 3 semestres no curso de Design de Moda na faculdade, foi o suficientes para introduzir-me a um mundo de possibilidades apaixonantes logo de cara porque eu gosto de me entregar e me envolver com os processos integralmente (tendo em vista que sempre me entendi como um criador), como a possibilidade de criar a estética dos acontecimentos através da roupa por exemplo, ou reinventá-las, mesclando referências de formas históricas acrescentando ainda mais "fantasia" na adaptação para as personagens. Era por ai que pairava o meu pensamento quando tive essas oportunidades de trabalho no Teatro infanto-juvenil onde desenvolvi 2 figurinos completos num período bem próximo.
Ao pensar os figurinos que desenhei, procurei embutir esta ideia como objetivo às pesquisas para o desenvolvimento dos trabalhos, para que os resultados fossem não apenas agradáveis ou fiéis, mas abrangentes à novas possibilidades estéticas, despertando e marcando o espectador à sua própria criatividade espontânea através do estímulo e inspiração, como deve ser um trabalho de ficção em seu objetivo primordial!













