top of page
Conceito

Sweet Punk

Outras questões movem a dinâmica do indivíduo na produção do próprio contexto, mas talvez a mais importante de todas seja a REBELDIA. Saber romper com o que aprisiona é uma arte e sua atitude certamente é o que pode-se chamar de "impagável". Então se o mundo for cruel, ser anárquico pode ser doce e o PUNK ser o único meio de salvar a SENSIBILIDADE.

Temática:

Análise Estética

Ilustração: tênis All Star - Conceito Sweet Punk por Willian Moreira. Como-W

É a partir do desconforto que surgem comportamentos de inconformismo, mas nem todo caso ou todos os processos do aprendizado sobre o fazer profissional deveria se dar nesse âmbito do total desconforto em troca de pequenos momentos de realização quando a boa vontade no processo for maior que os interesses supérfluos porque nesse mercado da criação o maior interesse é formar boas personalidades, com caráter digno do seu trabalho em tempos cada vez mais sensíveis como na contemporaneidade (apesar de contemporaneidade ser atemporal, mas aí já é outro conceito)... sob esse pensamento que entrego o "Conceito Sweet Punk", desenvolvido a partir de uma experiência em contexto adverso, como justificativa para o resultado estético das minhas experimentações em estamparia (em moda de modo geral como em modelagem também) resultantes da minha investida nos estudos do Design, sob a ótica da criação do Estilo onde tudo refere-se à EXPRESSÃO.

À intensidade dos nossos desejos são acrescidos um quê de vulnerabilidade (o que nos deixa sensíveis aos riscos de não realizá-los), no entanto pensando a linguagem estética da estamparia apresentada nesse período de desconforto como questionável, tomei por merecedora de uma defesa e estruturei "Sweet Punk" como uma explicação sobre a riqueza suposta "esquisitice": na dinâmica subjetiva que influencia os nossos gostos estéticos e no reconhecimento da força das cores sobre esta dinâmica, a base principal para a composição visual da roupa (de design limpo e simples, influência da alfaiataria e do conceito do "básico" em sua modelagem) se alicerça na ousadia dessa jovialidade ágil, porém contemplativa e receptiva das boas influências para apresentar seu resultado em um poderoso borrão de cores que acima de tudo é uma afirmativa de ATITUDE frente aos desafios em torno da adversidade, do lugar de vulnerabilidade e resiliência frente às ameaças à liberdade e ao simples direito de existência. A coragem de portar um tecido puído, uma imagem abstrata de um colorido que foge à palidez apática dos rumos sugeridos pela alta influência do "mercado do bom gosto" e escolher por estar vivo e deixar bem claro sua predileção pela vida ao longo de todo o caminho, não pode estar errado!

"Sweet" que traduzida do Inglês significa DOCE e "PUNK" (também da mesma língua) que nem precisa de tradução para ser entendido como o jovem subversivo de ORIGEM URBANA. Sem a necessidade de aprofundar no tema como um movimento épico, subentende-se que o ponto importante do nome Sweet Punk faz referência à personalidade humana que reconhece na atitude dessa estética a positividade da coragem que nos tempos de agora se faz desaparecida, especialmente no indivíduo criativo de personalidade dócil, mas que não precisa aderir redundantemente à estética de um algodão doce, a menos que queira, claro!

Esse mesmo indivíduo que se identifica com uma personalidade mais dócil atualmente é justamente o que sofrerá mais as consequências do seu tempo sobre a sua dinâmica criativa quando todos são reduzidos ao lugar de concorrência e as interações são cada vez mais de bloqueio do mais vulnerável e menos de cumplicidade de ideias e ideais. Resistir e persistir no exercício da criatividade se torna um motor fundamental para fazer sobreviver sua personalidade, mesmo que os resultados estéticos, tanto do trabalho quanto da própria aparência nesse desconforto sejam questionáveis porque é na originalidade do fazer que está a justificativa do seu valor.

Esse é o ponto e ele soa INCRÍVEL COMO UMA ORAÇÃO, teorizando com a questão subjetiva de estarmos sendo ouvidos em um momento de "entrega" (que parece contraditório ao realismo distópico do punk) se faz fundamental com as incertezas e desvantagens do labor experimental como filosofia de busca, acrescentando a sensação de ESPERANÇA, CONFORTO e SENSIBILIDADE à narrativa porque SIM, o mercado precisa dessa gente fora do quadrado.

Para ajudar a aproximar o conceito desse texto à noção da realidade discutida, criei também uma Playlist Especial que ilustra sonoramente a narrativa numa sugestão de FÉ que é o motivo inconsciente de toda essa busca. Confira os links abaixo!

Links Complementares:

Ouça "Sweet Punk"

Camiseta Sweet Punk

Playlist Especial - uma expressão da linguagem conceitual sobre o "Street Wear" contemporâneo. Confira a playlist!

Produto Sweet Punk: camiseta regata conceitual - por Willian Moreira. Como-W - Playlist Temática
Produto Sweet Punk: camiseta regata conceitual - por Willian Moreira. Como-W
Enaltecendo a BELEZA DA ATITUDE em cores vivas como amarelo e vermelho. Uma manifestação comportada e doce dos tempos atuais em expressão e autoafirmação. Veja o produto!

© 2016-2022 Como-W por Willian.

Absolutamente Autoral

São Paulo,

SP / Brasil

  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Preto Ícone Tumblr
bottom of page